quinta-feira, 27 de novembro de 2014

FOTOGRAFIA QUÂNTICA (EMARANHAMENTO QUÂNTICO)

EMARANHAMENTO QUÂNTICO


Gabriela idealizou o experimento usando o desenho de um gato entalhado em uma fina pastilha de silício - uma referência ao também famoso Gato de Schrodinger
[Imagem: Gabriela Barreto Lemos et al. - 10.1038/nature, 13586]

Imagem do experimento, mostrando os diferentes caminhos dos dois fluxos de fótons.
[Imagem: Universidade de Viena]

Uma física brasileira realizou uma demonstração impressionante de um dos aspectos mais bizarros e difíceis de compreender da física quântica.
Ela tirou uma foto do desenho de um gato que nunca foi iluminado pelos fótons capturados para gerar a imagem.
Além de demonstrar os princípios da mecânica quântica, o experimento revela uma nova forma de imageamento revolucionária: uma câmera que tira fotos sem que a luz precise iluminar o objeto a ser fotografado.
Gabriela Barreto Lemos é pesquisadora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e está atualmente fazendo pós-doutorado na Academia Austríaca de Ciências, em Viena.
Seu experimento é uma demonstração cabal do fenômeno do entrelaçamento quântico - ou emaranhamento -, segundo o qual duas partículas podem ficar de tal forma interconectadas que qualquer coisa que aconteça a uma influenciará imediatamente a outra, ainda que elas estejam a anos-luz de distância.
O entrelaçamento quântico é desafiador mesmo para as mentes mais brilhantes - Einstein desdenhou dele chamando-o de "ação fantasmagórica à distância" -, mesmo porque ele desafia o limite de velocidade universal, a velocidade da luz, uma vez que as partículas entrelaçadas parecem trocar informações instantaneamente.
Fotografia fantasma
Gabriela idealizou o experimento usando o desenho de um gato entalhado em uma fina pastilha de silício - uma referência ao também famoso Gato de Schrodinger.
Ela produziu pares de fótons entrelaçados e os enviou em duas direções diferentes: enquanto o primeiro fóton podia atravessar o recorte do gato e então se perder, o outro membro de cada par ia direto para um detector, sem nunca passar pelo gato, e sem ter como se comunicar com seu irmão.
A imagem foi gerada pelos fótons coletados pelo detector - aqueles que nunca poderiam ter passado pelo recorte do gato.
Confirmando as predições da teoria quântica, o gato apareceu perfeitamente na fotografia - uma imagem gerada por fótons que nunca passaram pelo objeto que foi fotografado.
Aplicações biológicas
Embora o fenômeno do entrelaçamento quântico não precisasse mais de demonstrações para se comprovar real, o experimento pode ter aplicações práticas em áreas muito diferentes, principalmente porque cada par de partículas entrelaçadas pode ser formado por fótons de energias diferentes.
Assim, um disparador de fótons pode enviar fótons de baixa energia sobre amostras biológicas muito delicadas, enquanto a imagem da amostra é gerada por fótons comuns, na faixa do visível, por uma câmera digital convencional.
Este processo é muito mais simples e direto do que as imagens fantasmas capturadas por câmeras de pixel único.
Gabriela está trabalhando na equipe do professor Anton Zeilinger, que no ano passado surpreendeu os próprios físicos demonstrando que os eventos quânticos independem do espaço e do tempo, o que foi visto com uma espécie de "fim da causalidade".
Gabriela B. Lemos, Victoria Borish, Garrett D. Cole, Sven Ramelow, Radek Lapkiewicz, Anton Zeilinger. 
IMAGING WITH UNDETECTED PHOTONS, Nature, Vol.: 512, 409-412
DOI: 10.1038/nature13586




Ação fantasmagórica à distância é 10.000 vezes mais rápida que a luz





Para fazer a medição, os físicos criaram feixes de fótons entrelaçados e os separaram a uma distância de 15 quilômetros. 
[Imagem: Juan Yin et al.]


Difícil até para Einstein
O conceito de entrelaçamento quântico - ou emaranhamento - deixou desgrenhado ninguém menos do que Albert Einstein. Quando ouviu falar que duas partículas quânticas podiam se entrelaçar, de forma que o que acontecesse com uma afetaria imediatamente a outra, não importando se ambas estivessem em extremos opostos da galáxia, o gênio da física chamou isto de "ação fantasmagórica à distância". As teorias de Einstein estabelecem um limite máximo de velocidade universal, a velocidade da luz - nada pode superar a velocidade da luz, segundo o paradigma da física atual. Porém, no caso do entrelaçamento, conforme propõe a mecânica quântica, não se trata nem mesmo de velocidade, mas de instantaneidade. Embora o entrelaçamento quântico venha sendo demonstrado experimentalmente à exaustão, inclusive em uma versão tripla, poucos se arriscam a especular como é que uma partícula "sabe" o que deve fazer quando sua irmã gêmea sofre uma alteração. A proposta mais recente fala em influências escondidas, que existiriam além do espaço-tempo.
Velocidade do entrelaçamento quântico
Uma equipe de físicos chineses agora tentou uma abordagem mais experimental. Eles queriam medir a velocidade com que a ação fantasmagórica à distância é passada de uma partícula para a outra. E o resultado foi: pelo menos quatro ordens de magnitude mais rápido do que a velocidade da luz. Uma ordem de magnitude equivale a 101 - assim, a velocidade medida foi de 104, ou seja, 10.000 vezes mais rápido do que a velocidade da luz. Na verdade, não se trata de que alguma coisa esteja realmente viajando a uma velocidade maior do que a velocidade da luz - no entrelaçamento quântico não há troca de informações entre as partículas, ou seja, nada realmente "viaja" de um ponto a outro, as partículas apenas parecem "saber" quando a outra foi afetada. O que os físicos chineses mediram foi o tempo que separa uma alteração na primeira partícula e a alteração na sua partícula entrelaçada - fazendo as contas, isso equivaleria a uma informação hipotética que viajasse a 10.000 vezes a velocidade da luz entre as duas partículas, se houvesse transmissão de informação. Ou seja, o experimento nada tem a ver com o fiasco dos neutrinos que não superaram a velocidade da luz, ainda que alguns físicos defendam que superar a velocidade da luz de fato é matematicamente possívelOs pesquisadores também são cuidadosos em afirmar que esta velocidade está no limite do que o experimento consegue medir com confiabilidade - ou seja, a velocidade é provavelmente muito maior.

Diagramas espaçotemporais da medição da velocidade do entrelaçamento quântico. 
[Imagem: Juan Yin et al.]

Todos com razão
Para fazer a medição, os físicos criaram feixes de fótons entrelaçados e os separaram a uma distância de 15 quilômetros. São necessários muitos fótons porque a precisão envolvida no experimento é tamanha que até mesmo a rotação da Terra desloca os fótons em distâncias que são significativas nessas escalas temporais. Para contrabalançar essas influências, os físicos separaram as duas partículas no sentido leste-oeste, e fizeram o experimento continuamente durante 12 horas. A equipe de Juan Yin, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, é a mesma que recentemente bateu o recorde de distância do teletransporte - em Setembro do ano passado, seu recorde foi superado por uma equipe europeia: 
Em resumo, apesar de um resultado capaz de fritar neurônios, o experimento não se contrapõe nem à teoria da relatividade de Einstein - porque não há troca de informações entre as duas partículas -, e nem à mecânica quântica. Na verdade, uma velocidade de 10.000 vezes a velocidade da luz como limite mínimo parece mais uma vez dar razão à mecânica quântica, que continua afirmando que a ação fantasmagórica à distância é instantânea, ou seja, independente do tempo.


Bibliografia

Juan Yin, Yuan Cao, Hai-Lin Yong, Ji-Gang Ren, Hao Liang, Sheng-Kai Liao, Fei Zhou, Chang Liu, Yu-Ping Wu, Ge-Sheng Pan, Qiang Zhang, Cheng-Zhi Peng, Jian-Wei Pan. arXiv
Bounding the speed of "spooky action at a distance."


    quarta-feira, 26 de novembro de 2014

    LINKS INTERESSANTES

    LINKS GERAIS #2


    A
    Arte

    AUBREY BEARDSLEY 
    Aubrey Beardsley - Alphabetic A to Z of birth. (Jackie Wills)


    Procurar no Google: woodcut munch

    Arte/ Georges Didi Huberman

    Alimentação história 

    Arte e arte de rua 

    ARCANJO MIGUEL

    Arte: sobre JAYBOMONK 

    B
    Bienal sampa

    BBC/Culture

    Biologia 

    O maior ser vivo da terra: Fungo

    Biologia viral: Ebola (vírus da febre hemorrágica) 

    Botânica 

    BUDISMO

    C
    Conspiração 
    No Google: light bulb conspiracy. 

    CYANOTYPE 


    A maior cianotipia do mundo

    Collage


    Comportamento 

    Comparando nosso cérebro 


    D
    DUANE MICHALS

    E
    Eleição brasileira


    E
    Statistics

    F
    Flirtation or arassment

    Filosofia atual

    Fotografia

    Fotografia: Mark Morrisroe
    http://clampart.com/2011/02/mark-morrisroe-1959-1989-collected-works/#/30

    Fernando Pirata Artista 

    Procurar: znorte artista

    FILME

    The grand budapest hotel (sobre)

    G
    Gravura em metal - drypoint


    Geometria


    GRAVURA: SPESTAMPA
    SPESTAMPA 2015

    George Didi Huberman

    Geometria

    Triangulo inscrito

    I
    IBGE 

    L
    LATIN

    Orações 

    Latin afforisms

    M
    MITO


    Miscelânea blog

    MOMA

    P

    PÊNDULO DE FOUCAULT
    Rosa polar 


    Política brasileira
    Q

    R
    Razão áurea 

    S
    Sexo e comportamento

    SNAPS #2

    Símbolos

    Sexuality spectrum

    T
    Trindade/Abraham/sacrifice

    Ver tb: Donenico Zanpieri paintings

    THE BEST CLASS








    Thales Schimitt, Alan Eleutério, Felipe André (2014)








    domingo, 23 de novembro de 2014

    MATEOS #2


    Publicado em 01/12/2011 (20:46)

    AFORISMOS PARTICULARES - MINHA VIDA É ARTE


    MINHA VIDA É ARTE

    I - A ARTE ESTA EM MIM

    EU VIVO DA ARTE 
    EU VIVO PARA EXTRAIR DO COTIDIANO UMA CENTELHA DE RAZÃO E DE BELEZA 
    EU VIVO PARA FAZER UM GESTO QUE TENHA TODA ESTÉTICA CONTIDA NELE DO INCIO AO FINAL...
    EU VIVO REPETINDO A VIDA DOS MAIS SOFREDORES E ANGUSTIADOS ARTISTAS EU VIVO CADA MOMENTO DA VIDA DELES... EU OS PROCURO EM CADA PASSO... 
    REFAÇO SEUS PENSAMENTOS E OUSO TENTAR PENSAR COMO ELES POR UM INSTANTE...
    EU VIVO A ARTE EM CADA ESCRITA
    EM CADA LETRA DE CADA PALAVRA
    EM CADA PALAVRA E SIGNIFICADO
    EM CADA GRAFFITI QUE EU ENCONTRO NOS MUROS 
    E CADA GRAFISMO E CARTAZ NAS PAREDES E NAS RUAS
    NOS BANHEIROS, NO ACADO DAS PAREDES DECADENTES 
    EU VEJO A ARTE NUM SENHOR QUE ESTA EMPURRANDO UM CARRINHO PARA CATAR PAPEL...
    EU VEJO A FEALDADE DA CULTURA ELITISTA E BURGUESA
    EU VEJO O SUBLIME NO POR DO SOL 
    EU VEJO A BELEZA NOS ARABESCOS DOS MUROS E NAS OBRAS DE ARTE NOS MUSEUS DA MINHA CIDADE... EU VEJO A IRONIA NA OBRAS DE MUITOS ARTISTAS DA MINHA GERAÇÃO E DE GERAÇÕES QUE ME PRECERAM... EU VEJO ARTE EU RESPIRO ARTE EU ALMOÇO ARTE E VIVO A HISTÓRIA DA ARTE.... 
    MEUS GESTOS SÃO ARTES DESDE O PRIMEIRO SEGUNDO DO PRIMEIRO MINUTO QUANDO ABRO OS OLHOS PELA MANHÃ...
    EU SONHO ARTE 
    MEU MUNDO É ARTE
    ARTE DE PENSAR 
    DE SER 
    ARTE DE DIZER
    ARTE DE ESCREVER 
    ARTE DE ESCAVAR E DEIXAR O NADA NA MADEIRA PARA IMPRIMIR UMA IDEIA...
    EU ME ALINEI DE MIM PARA ENCONTRAR A ARTE NO CAMPO DO PENSAMENTO 
    LA ONDE CRESCE VERDE A RELVA DA POESIA 
    DA POIÉSIS 
    DA FORMA 
    E DA BELEZA...


    II - EU FOTOGRAFO


    EU FOTOGRAFO 
     EU FOTOGRAFO PARA TER PASSADO
    EU FOTOGRAFO PARA TER PRESENTE
     EU FOTOGRAFO PARA FAZER ANDAR O TEMPO
    EU FOTOGRAFO PARA FUGIR DA SAUDADES DAS IMAGENS
    EU FOTOGRAFO O FUTURO DAS IMAGENS - O ESQUECIMENTO
     EU FOTOGRAFO PARA MEU CORAÇÃO DESACELERAR/ACELERAR
    EU FOTOGRAFO PARA LEMBRAR DE ESQUECER 
     EU FOTOGRAFO PARA VER A LUZ
    EU FOTOGRAFO PARA QUE AS IMAGENS DUREM UM SEGUNDO
     EU FOTOGRAFO PARA VER A ARTE PARAR EM FRENTE MEUS OLHOS
    EU FOTOGRAFO PARA ESQUECER QUE O MUNDO ESTA PASSANDO
     EU FOTOGRAFO PARA VER O MUNDO SE DESFAZER
    EU FOTOGRAFO PARA VER OS INSTANTES DO MUNDO
     EU FOTOGRAFO PARA TER O MUNDO
    EU FOTOGRAFO PARA CAVAR IMAGENS QUE NAO EXISTEM
     EU FOTOGRAFO PARA CELEBRAR O QUE FOI
     EU FOTOGRAFO PARA ENTENDER QUE NÃO EXISTE PARADA
     EU FOTOGRAFO PARA ACORDAR E PARA DORMIR NA IMAGEM
     EU FOTOGRAFO PARA VER O FLUXO DE IMAGENS
     EU FOTOGRAFO DESDE SEMPRE
     EU FOTOGRAFO O MEU OLHAR NO OLHAR DOS OUTROS
     EU FOTOGRAFO O MEU PRESENTE SE TORNANDO PASSADO
     EU FOTOGRAFO OS OLHARES E OS ENCONTROS
     EU FOTOGRAFO OS GESTOS E AS MUDANÇAS,
    AS PREOCUPAÇÕES E OS FENÔMENOS
     EU FOTOGRAFO O MEU GOSTO E O MEU MUNDO
     EU FOTOGRAFO O DESCONHECIDO
     EU FOTOGRAFO A ALEGRIA
     EU FOTOGRAFO A AVALANCHE DE LUZ DOS TEUS OLHOS
    A ALMA EM SEUS MOVIMENTOS E OS DESEJOS DAS PUPILAS PELA LUZ
     EU FOTOGRAFO AS ASINHAS DE UMA ABELHA VOANDO NO JARDIM
     EU FOTOGRAFO PARA FAZER O SANGUE CIRCULAR
     
     EU FOTOGRAFO A LUZ DOS TEUS OLHOS...







    (Publicado em 01/IX/2012 21:27)












    ECCE HOMO

    ECCE HOMO