quinta-feira, 27 de agosto de 2009

STATEMENTS OF AGOSTINHO OF TAGASTE

Ergo verum est cogitare te?
Então, é verdade que pensas?

(Agostinho de Tagaste "Confissões" 10,27)

THINKING ABOUT YOU

PRESENÇA

Sempre que a noite chega, e eu fico sozinho em casa me pego pensando em você...
E uma saudade se agiganta no meu coração.
Você é um pouco de luar dentro de minha noite imensa.
Como a lua, você vai deixando um quê de beleza nos meus pensamentos enquanto eu vou lembrando o teu jeito de olhar...
Você ocupa todos os espaços e recantos da minha vida.
Você vai enfeitando todos os meus pensamentos com a tua presença brilhante e forte.
É assim a saudade para mim: a tua presença em minha lembrança.
Você consegue transformar em beleza a minha insegurança
E em sorrisos, a tristeza dos meus solitários dias.
Quero sentir novamente o gosto do teu beijo, o calor do teu corpo e os carinhos das tuas mãos.
Quero ouvir o espaço se enchendo com o som das tuas palavras
Quero sentir de novo a presença física do teu corpo quente e úmido.
Então fecho os olhos e me retiro para esse mundo onde tu e eu estamos sempre juntos
e nada mais importa... só as manhãs amanhecidas ao teu lado

SUMMER LIGHT

LUZ DO VERÃO

A sketch

Estudo para figura em vermelho



A sketch (a word from Greek σχέδιος - schedios, "done extempore")

HYBRID READY MADE

Pensamento-objeto

ANTENNA

Antena para o abismo

HYPOTHÈSE DU TABLEAU VOLÉ

FORMAS ORGÂNICAS NO ESPAÇO

ESTA TELA, POR MIM PINTADA FOI ROUBADA EM UMA EXPOSIÇÃO AQUI MESMO NA CIDADE DE PORTO ALEGRE. O QUE SOBROU DELA FOI APENAS ESSA PEQUENA FOTO (DE BAIXA RESOLUÇÃO) E ALGUNS ESBOÇOS PARA SUA COMPOSIÇÃO. TENHO SAUDADES DE VÊ-LA MAIS UMA VEZ POIS GOSTARIA DE PASSAR UM VERNIZ PARA QUE DURASSE MAIS, JA QUE ELA NEM TINHA SIDO ENVERNIZADA PARA A MOSTRA FATÍDICA, ONDE DESAPARECEU.


SUNSET BY THE LAKE

TWO OF US

ORGANIC SHAPES IN SPACE

FORMA ORGÂNICA

Oil on canvas

BAROQUE LOVERS

BARROCOS AMANTES

OUVINTES; HEARINGS


OUVINTES


WALTER BENJAMIN


O hoje na arte


"Onde aparece para nós uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma única catástrofe que continua a amontoar destroços sobre destroços e os arroja a seus pés. O anjo gostaria de se deter, despertar os mortos e reunir o que foi despedaçado, mas está soprando uma tempestade no paraíso que o impele irresistivelmente para o futuro a que volta suas costas, enquanto à sua frente o monte de ruínas cresce em direção ao céu. O que chamamos de "Progresso" é justamente esta tempestade" (Walter Benjamin).

ORCHARD

"Fruit garden"
POMAR



EVERTON BECKER

"The chosen one"


DRAWINGS IN A CLASS BOARD

Ciclos de vida

"IN SITU" IN THE CITY

In situ space


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CONHECIMENTO GEOMÉTRICO

"Eis porque é preciso que o pensamento se eleve das coisas sensíveis às coisas conjeturais, das coisas conjeturais às coisas cognoscíveis, das coisas cognoscíveis às coisas inteligíveis; e aquele que quer conhecer a verdade sobre esses objetos, deve reunir num conjunto harmonioso todos esses meios e os objetos do conhecimento. (...) ...[os gêometras] empregam as coisas sensíveis como imagens, mas tais coisas não são nem objeto nem o fim que se propõem em suas buscas e seus raciocínios, pois não buscam senão o diâmetro e o quadrado em si. (...) A segunda seção é a do inteligível, obejto da dialética; ela não constrói verdadeiramente hipóteses: ela coloca princípios de onde se eleva para alcançar até o incondicionado, até o princípio universal: e, depois, por um movimento inverso, prendendo-se a esse princípio, ela desce até o termo do raciocínio, sem empregar um objeto sensível e servindo-se unicamente de idéias puras."
(Fragmento 5 de Arquitas de Tarento (428 a.C. - 374 a.C.)

OCULTATION OF ANTARES BY MOON

OCULTAÇÃO




Se você gosta realmente de observar o céu, olhe para o alto no dia 27 de agosto. Aproximadamente às 21 horas a Lua crescente estará encobrindo a gigantesca estrela Antares, na constelação de Escorpião. O fenômeno é chamado de ocultação e terá duração aproximada de quatro horas. Cerca de uma hora depois, como em um passo de mágica, a gigante vermelha ressurgirá lentamente de trás da Lua, produzindo um espetáculo de encher os olhos. Antares se localiza a 600 anos-luz de distância. É 700 vezes maior que o Sol e seu diâmetro é 152 mil vezes maior que o disco Marciano. Com esses números, podemos afirmar com absoluta certeza que no dia 27 de agosto o show é de Antares e Marte vai ficar quietinho no seu canto!
(by L.C. Gomes)

FASHION IN TURQUOISE BLUE

Crisálida (pupa ou casulo)
(Latin: chrysallis, do Grego: χρυσαλλίς = chrysallís, pl: chrysalides = brilho de ouro); uma vez que a pupa de alguns lepidópteros tem um brilho metálico dourado, e na Grécia esse tipo de pupa era mais comum). Crisálida ou Pupa é o estágio intermediário entre o estágio larval e o adulto das borboletas (estágio no qual os tecidos da larva são "transformados" em novos tecidos, agora do adulto ou Imago).

THE CLASS BOARD

Docendo discimus

(Latin: Ensinando, aprendemos).
Sentença que Sêneca o jovem (circa 4 BC-65 AD) proferiu em uma de suas cartas para Lucilius Junior, dizendo a este que estamos aprendendo se ensinamos (Epistulae Morales I, 7, 8).

SHELTER (DE REPENTE CALIFÓRINA)


SHELTER (DE REPENTE CALIFÓRNIA)
Acabei de ver o filme Shelter (De repente Califórnia). Zach (Trevor Wright, 26a) se vê forçado a desistir de seu sonho de estudar numa proeminente escola de artes, e passa seus dias trabalhando num emprego sem futuro e sem perspectivas, para ajudar sua irmã mais velha Jeanine (Tina Holmes) a cuidar do filho dela (Cody). Sua irmã é separada e trabalha como garçonete numa lancheria. Todos vivem juntos na mesma casa do pai de ambos, um senhor doente. No seu tempo livre Zach, surfa, desenha e faz grafitti (street art) divertindo-se com seu melhor amigo Gabe que mora no lado nobre da cidade. A trama toda inicia quando o irmão mais velho de Gabe, Shaun (Brad Rowe, 38a) um escritor que enfrenta fim de um relacionamento afetivo e com bloqueio criativo, retorna para casa. Zach se apaixona por Shaun, mas enfrenta o preconceito-interesseiro-oportunista de sua irmã mais, enquanto tenta entender o que esta acontecendo em sua vida e com seus sentimentos. (O filme ganhou vários prêmios internacionais, entre eles o de Escolha da audiência como melhor filme no Festival de filmes GLS de Vancouver e o diretor e roteirista Jonah Markowitz, também levou o premio de melhor novo diretor (esse é o primeiro trabalho dele) no Festival de filmes GLS de Seattle. Para quem se interessar esse filme esta disponível em torrents pela net e vale a pena ver). Além disso, o filme foi muito bem produzido, a fotografia é interessante e a trilha sonora agradável e pertinente á trama do filme.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ABSTRAERE VIAS (ABSTRACTION WAYS)


ABSTRAERE VIAS

EVERYDAY TRAINING


TREINAMENTO DIÁRIO

POLYDERMATOS = (SEVERAL SKINS; + PÓLIS (CITY) + DERMA = SKINS)


Pólis Dermae

IN THE GYM #2 A FRIEND


Passio kineticae (modelo: M.B.S)

SUPERFICIALIDADES (IN THE SURFACE)


O que nós sabemos da realidade e´como a tinta sobre os objetos...

IN THE FALL


Abcision
(Abcisão)

MELANCHOLIC SKY


Ocaso
CROMATOGRAFIA EM PAPEL FILTRO (Fonte Geraldo B.)

THE COLORS WORK

WOODCUT HANDS (ANICO H.)


Mãos de um mestre em gravura (especialmente em Xilogravura): minha "inefável" professora Anico H.

CORES


Esquema de cores por Franciscus Aguilonius (1567-1617). Esta claro que Francois d´Aguilon também seguia totalmente a tradição Aristotélica com respeito as cores; e ele usou um arco em adição à divisão linear clássica, para especificar as possibilidades que surgem da mistura das cores.
Referência:

MARCEL DUCHAMP


Caligrafia de Henri-Robert-Marcel Duchamp (28/VII/1887)

THE ARCH AND THE CLOUD