sábado, 20 de fevereiro de 2010

BASALT DYKE ON THE BEACH - PRAIA MOLE

Contact between the flow of lava (mostly basalt) from one of various fault that appear whem the Gondwana continent were split away to form the America and Africa.
The basalt dyke, (black rock)  are in contact with
granite (pinkish rock, to the left and the right side). 
local: south side of the Mole beach.
Note that the basalt shows interdigitating characteristic on the east side (left).

BASALT DYKE IN THE BEACH - PRAIA MOLE

Dyke of basalt in Mole beach
 
Basalt (?) dyke in granite basement of Mole beach in Florianópolis city, SC state.
Note that orientation are 25° NE in every dyke in the site. I suppose that orientation are due to split the supercontinent of Gondwana. These separation of two continental mass give raise the Africa continent and America continent.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PETROGLIFOS AT THE GALHETA BEACH - FLORIANÓPOLIS

Petrogliphos of an ancient culture in Galheta beach
(probably a place where the early american natives
(brazilian indians) used to sharpen a spear point)
***
To other information look at:
***
***
***
***
***
***

BLUEGREEN ALGAE IN THE BEACH - PRAIA DA GALHETA

Cianobacterias and green algae in the sand of Galheta beach
 in Santa Cataria 

LAGOA DA CONCEIÇÃO - SC

Lagoa da Conceição in the sunset

PRAIA MOLE - SC (SUNSET ON THE SANDS OF THE MOLE BEACH)

Praia Mole ao por do sol

PÔR DO SOL NA PRAIA MOLE

Praia Mole's sunset

PRAIA MOLE

Caminhada na Praia Mole

LAGOA DA CONCEIÇÃO

Lagoa da Conceição

A PRIMEIRA DÉCADA DO SECULO XXI

MMX O ÚLTIMO ANO DA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI!


A Praia Mole continua sendo o point mais democrático da ilha, com certeza. Pessoas lindas-saradas-jovens-descoladas-turistas, se jogavam na faixa de areia da praia para pegar um sol, ver a galera e socializar. Esse ano o mar levou a areia da praia formando um barranco vertical ou um talude desde a metade da praia ate depois do Bar do Deca; a galera teve que se apinhar acima, entre o talude o inicio das dunas que existem no local. Provavelmente esse talude foi feito por uma ressaca muito forte que escavou a areia e levou para o mar aquela parte da praia. Com certeza foi um trem de ondas com grande energia que chegou à praia e removeu a areia, tornando-a mais inclinada do que já era. E isso torna as ondas mais fortes e a rebentação secundária mais violenta, especialmente nas marés altas. Todavia, não é a primeria vez que acontece esse fenômeno. É um fenômeno recorrente, já aconteceu em muitos anos anteriores; e ao longo do ano o efeito das marés vai trazendo de volta a areia e aplanando a praia novamente. (Thanks to Sir Charles Lyel). Mas isso não tirou a grandeza do visual: um misto entre paraíso perdido dos mares do sul com o lado urbano-português de uma cidade provinciana e alegre.
O Bar do Deca ainda não tem concorrente a altura... por isso os preços praticados ali não são nada convidativos, além disso, o atendimento deixa a desejar em termos de cordialidade. O melhor mesmo fica por conta da praia da Galheta. Essa praia não sofreu o mesmo evento geológico da remoção da areia e continua sendo um lugar indescritível e ainda, o que é melhor, um lugar preservado, uma APA (área de preservação ambiental). Há dez anos eu vou aquela ilha todo ano e nas férias de verão eu fico em geral mais de 40 dias por lá. Já fiz ate um mapa geológico da ilha e listas de espécies de borboletas (que é a minha especialidade) e sempre me surpreendo todo ano que volto. A comida na ilha não mudou nada, apenas tem melhorado nos últimos cinco anos; bem como as opções de socialização noturna. Fim de tarde na praia, jantar com amigos ou com a sua pegação em algum restaurante na Avenida das Rendeiras, The Week, ou Concorde ou El divino, ou ir para o norte da ilha em Canasvieiras ou Jurerê. Mas em minha ótica de explorador nada melhor do que um jantar a dois e uma caminhada sob as estrelas que pode ser na Lagoa da Conceição ou mesmo na areia da praia, você escolhe!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

LAGOA DA CONCEIÇÃO - FLORIANÓPOLIS

Esse é o CARA!!! Ao chegar na Lagoa da Conceição, mais precisamente no número 1480, voce pode tomar um café muito gostoso, pela manhã, servido pelo Bruno ou pelo Sidnei.
Será recepcionado e atendido com atenção por todo o pessoal do NOSSO BAR! O café é delicioso com sucos, diversos tipos de bolos, sandwiches (com pão francês, queijo e presunto), além de um omelete feito na hora. Tem também pão integral, tigela de açai e muito mais! Se quiser pode almoçar um dos diversos pratos deliciosos que eles preparam com técnica e maestria, com tudo fresquinho, da estação e pescado ali mesmo na ilha!
(Abração Sidnei e todos dai do NOSSO BAR!)
***
This is the GUY! When you arrive in Lagoa da Conceição in Florianopolis city, you must to known the "NOSSO BAR"! Over there you will be treated with attention by Sidnei, Fernando e Bruno and all the people that wait for you to serve and to talk in the breakfast, lunch or dinner! Enjoy yourself and spend few moments in the tranquility of that place!

AVENIDA DAS RENDEIRAS - FLORIPA

The view of "NOSSO BAR" located at Av. Rendeiras, 1480 in the Lagoa da Conceição.
You must experience the breackfast that is served at 09:00h until 11:30 h in the morning.

FOOTBALL PLAYERS IN JOAQUINA BEACH - PRAIA DA JOAQUINA

Playing football in the beach (Joaquina beach)

CARNIVAL IN FLORIPA - SANTA CATARINA

Carnival when all men have dressed up as women in Florianópolis
(TICEN)

LAGOA DA CONCEIÇÃO - SANTA CATARINA


Panorama feitos as pressas da Lagoa da Conceição, vendo-se ao fundo as dunas e as montanhas
CARNAVAL 2010
FIM DA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI



Pode se dizer que nesta primeira década o “point” mesmo por excelência foi Floripa, tanto pela beleza natural (em todos os sentidos), pela música tocada nas baladas (El Divino, The Week, Concord e todas as demais). Além disso pelos nomes de peso que passaram por aqui como Offer Nissin, Isaac Escalante para citar somente os dois de maior prestigio entre nós. Nesse ano, o ultimo da década, há aparentemente uma atmosfera de esperança (pelo menos eu percebo assim) sobre todos os assuntos que dizem respeito a avanços sociais em termos de direitos civis e uma maior participação da sociedade organizada na tomada de decisões quando envolvem assuntos de direitos, deveres e melhorias na qualidade de vida. Digo isso não de forma gratuita, mas após ter andado muito de ônibus onde percebi pessoas ainda muito jovens falando sobre direito e administração do bem comum. Pode ser que daí venha uma melhora na ética do lidar com a coisa pública. Galera, espero que gostem das fotos q eu estou postando. Trata-se de fotos do que eu vi em Florianópolis, nossa cidade irmã do sul.
O carnaval estava mais democrático e as pessoas mais amáveis (nem todas, exceções são toleradas). Há um relacionamento melhor do mundo com as minorias, o trânsito continua o mesmo na Avenida das Rendeiras, sempre com engarrafamentos próximo ao meio dia (ida para praia) e à tardinha (no retorno da praia). Claro que não fiquei somente na Lagoa nem na Mole; passei no Campeche e Canasvieiras, Armação e Pântano do Sul, é espantoso como estas praias estão recebendo mais gente a cada ano, e gente bonita. O Pais esta mesmo ficando mais gordo e mais algo (reflexo de uma maior produção de alimento e consequentemente um aporte maior de alimentos e uma melhor nutrição nos primeiros anos de vida) mas nem sempre em qualidade do alimento... o necessário agora é educar os jovens (ensino fundamental e médio) conscientizá-los do valor de uma alimentação mais variada e natural. Reflexo também de uma melhoria na renda (globalização) e de uma melhoria mesmo pequena nas condições sanitárias. A saúde agradece...
Abração a todos e para Floripa ate o próximo final de semana.

SAND DUNES IN FLORIANOPOLIS CITY

Sand dunes in the Lagoon
Dunas na Lagoa da Conceição - Florianópolis - SC