INÍCIO

17 setembro 2022

COMÍCIO DO LULA

Porto Alegre, 16 de setembro de 2022

Um dia para lavar a alma, um dia onde todos os trabalhadores que sonham com dignidade, igualdade, fraternidade e liberdade, se reúnem para comemorar a candidatura de nossos campeões, nossos representantes e futuros representantes nas mais altas hierarquias do Estado. 
Um dia para celebrar a união de todos: mulheres, homens, héteros e LGBTQIA+, pretos, indígenas e brancos, velhos e jovens, brasileiros e estrangeiros!
Um momento em que todos desejam e sonham e lutam por um só e mesmo objetivo: dignidade, respeito! 
Um momento para estar junto com as lideranças que sempre estiveram nessa luta contra a objetificação, a reificação, a coisificação do ser humano, para celebrar a luta contra as relações mediadas apenas pelo capital. Para celebrar a vida depois de uma pandemia, que ainda leva muitas vidas. 
Uma tarde onde se reúnem todos que trabalham ou desejam poder trabalhar no futuro, onde aqueles que estudam desejam um futuro melhor, onde aqueles que veem o efeito nefasto da destruição da natureza e do planeta, se reúnem para apoiar aqueles que enxergam a causa dessa destruição. 
Um momento onde todos que labutando diariamente em seus ofícios, produzem riquezas e serviços para outros, alienando-se de seu eu e sua história. 
Não queremos nada que não seja nosso. 
Queremos poder viver, não somente sobreviver.











 

16 setembro 2022

ISTs

CONTRA ISTs: PROTEÇÃO
CONTRA ISTs: SUS
SUS, A SAÚDE DOS TRABALHADORES!






 

CONHECIMENTO E MILTÂNCIA



A maior certeza que eu tenho eu nunca esqueço. 
E qual certeza é esta? É o conhecimento de que nasci na classe pobre. 
Hoje pelo estudo, cheguei na classe média. 
Pelas políticas de inclusão do ex-presidente Lula-Dilma, a de 2002 a 2016 me possibilitaram crescer como ser humano.

A classe que vc pertence é a certeza irresvalável. Classe média TRABALHADORA. 
ENTÃO A PARTIR DAÍ EU CONSTRUI A MINHA “militância” que é auxiliar e atuar nas lutas dos trabalhadores da minha classe com os olhos no horizonte da inclusão com dignidade que foi desvelada pelo presidente Lula.  

A militância vem do reconhecimento do que é posto, do status quo, que devemos desafiar. 

Se vc ler uma pesquisa realizada pela OXFAN verá que no Brasil quem nasce pobre leva 9 gerações para mudar de classe enquanto que em outros países leva-se uma geração ou menos. 

Isso é muita desigualdade. Isso é a perpetuação da escravidão, para aumentar a riqueza de poucos. 

Mesmo que vc trabalhe até morrer todos os dias vc morrerá no lugar que nasceu. Triste isso. 

Em grande parte dos países da Europa se vc nasce na miséria mas faz tudo certo (estuda todos os anos que o governo oferece, trabalha nas horas de folga, se aprimora a todo momento) ao chegar na idade adulta com uma profissão voce levará em torno de 15 anos para chegar a classe media. Isso é igualdade de condições. Isso é dar dignidade ao trabalhador. Dar esperanças de sonhar de fazer planos, de viver o momento com dignidade e esperança num manhã que nascerá cheio de oportunidades.  

Mas quando vc olha para o Brasil de hoje vc verá que não importa o que vc faça, vc seus filhos, netos, bisnetos, tetranetos e mais quatro gerações para frente estarão na mesma condição que voce. 

Isso é desalentador para qualquer alma humana. 
Por isso sou progressista, por isso luto, todos os dias ensinando e aprendendo na luta por esse mundo com mais condições, mais direitos, mais igualdades, mais fraternidade.