DINA DI
(Viviane Lopes Matias)
Doodle do Google homenageando Dina Di
rapper brasileira.
Dina Di (19976-2010)
Dina Di, nome artístico de Viviane Lopes Matias (Campinas, 19 de fevereiro de 1976 — São Paulo, 20 de março de 2010).
Foi uma rapper e cantora brasileira de rap nacional, vocalista do grupo Visão de Rua.
Considerada a primeira mulher a alcançar sucesso no rap brasileiro, Dina Di iniciou sua carreira em 1989 e lançou diversos singles em sua carreira, com destaque para "A Noiva do Thock".
Foi indicada a diversos prêmios e festivais brasileiros, com destaque no Prêmio Hutúz, onde foi escolhida na categoria Melhores Grupos ou Artistas Solo Feminino da década.
Lançou vários álbuns em parceria com o grupo Visão de Rua.(WP)
VISÃO DE RUA
“Visão de Rua” é um grupo de rap brasileiro formado em 1994 na cidade de Campinas, interior de São Paulo, por Dina Di, Tum, DJ Guto e posterior, DJ O.G.
Lançaram seu primeiro álbum em 1998, intitulado Herança do Vício.
Posteriormente, lançam sua primeira canção de trabalho, "Confidências de uma Presidiária", que relata o dia-a-dia do sistema carcerário feminino.
No ano de 1996, Dina lança o single "Periferia É o Alvo", na sequência realizando uma série de shows pelo interior paulista e pelo Brasil.
Herança do Vício, seu primeiro álbum de estúdio, é lançado em 1998.
Em 2000, o grupo conquistou o Prêmio Hutúz como "Melhor Grupo Feminino".
Em 2001, o Visão de Rua lançou seu segundo disco, intitulado Ruas de Sangue.
O álbum contém nove faixas, com destaque para "Mulher de Malandro" e "Meu Filho, Minhas Regras".
No final de 2001, ganharam pela segunda vez o Prêmio Hutúz, na categoria "Melhor Grupo Feminino".
Em 2003 é lançado o seu terceiro álbum de estúdio, A Noiva do Thock, que no ano seguinte foi indicado em três categorias no Hutúz: "Álbum do Ano" (A Noiva do Thock); "Melhor Grupo ou Artista Solo" e "Música do Ano" (Noiva do Thock).
No ano de 2007, é lançado o quarto e último álbum do grupo, O Poder nas Mãos.
No dia 20 de março de 2010, Dina Di faleceu após contrair uma infecção hospitalar. Ela tinha dado à luz a sua segunda filha Aline, em uma clínica particular localizada no bairro de São Mateus, na zona leste da capital paulista.(WP)
"Dina contava em suas letras, de uma maneira franca e direta, a dura rotina que levava, representando em seus versos e rimas milhares e milhares de mulheres. E tragicamente morreu no auge de ser mulher, após dar à luz uma vida"(G1).