INÍCIO

21 setembro 2021

DIA DA ÁRVORE 21/SET



 21 DE SETEMBRO 
DIA DA ÁRVORE  



I
Coroa de folhas 
Reações  em cadeia 
Verdes plastos
Unindo gás carbônico 
formando doce energia
Síntese orgânica: 
frutose, glicose, aminoácidos.
Alimento para a vida.

II
Mantendo da vida em todo lugar 
Verde 500 nm, que  do Sol conhece desde
Sempre 
Que tinge a retina de
Esperança em forma de cor.
Chloris deusa vivificante, 
perfume que adorna o ar! 
Conforto para os Qie se vão…

III
Insetos amigos, emprestam velocidade 
a seus estáticos órgãos 
Visitando flores coloridas transportando possibilidades, microgametofitos
Cápsulas sexuais de esperança  
Um toque de 
Alquimia cotidiana
Pedra angular de energia e refúgio dos ecossistemas 
Pomos repletos de suco emprestados do sol
Doce polpa mucilaginosa 

IV
Folhas
Ramos
Caule
Raizes 
Solo, água, sais
Existência interligada, amalgamada, micorrizas, Arquéias, bactérias, proto-vidas, sempre em movimento, movendo tudo, e por tudo semdo movida. Respiração continua da Terra, que se levanta acima do horizonte
Jogando no ar rios aéreos que fertilizam 
Desertos 
Amenizam espaços 
Ó Árvore da vida 
Ó vida! 



















20 setembro 2021

CAFÉ



















 

HISTERIA ANTICOMUNISTA

O FANTASMA DO COMUNISMO 

A história do anticomunismo é lúgubre, carregada de barbárie desde seu início.  
É a história do egoísmo das massas da classe média e pequeno burguesas que se veem desesperadas pelas crises do capitalismo, não conseguindo resolver seus problemas. 

Por possuir um caráter de massas, com apelo especial às camadas pequeno-burguesas ameaçadas pelo declínio da ordem capitalista, rejeita toda e qualquer solução de igualdade que tiraria seu poder de explorar as classes menos favorecidas. Veja a reforma trabalhista que trouxe o direito da carteira assinada para empregadas domésticas (…). 

Em realidade,  qualquer referência comunista ao "outro", mesmo que de "brincadeira", consiste em racismo político, pois o comunista é no imaginário fascista uma outra raça de humano, uma sub-raça que deve ser extirpada, expelida da pátria como os judeus e os negros, os ciganos e gays. 
São perigosos, porque são inteligentes e capazes de "ideologizar" qualquer alma pura. No entanto não há argumentos razoável com fascistas. A ideologia da direita e extrema direita é uma e a mesma: poder explorar as classes menos favorecidas e por isso não lhe interessa qualquer empoderamento ou direitos alcançados pelos trabalhadores. (Diálogos políticos)




HISTERIA ANTICOMUNISTA

Fernando Horta


Em 1952, a HISTERIA ANTICOMUNISTA tomou conta dos EUA. Era a segunda vez que isto acontecia. O alvo eram os professores. No final do seu mandato, Truman passou uma lei dizendo que comunistas não poderiam ser professores. Apenas o sindicato reagiu. Mais de 1500 professores em todo o país foram demitidos. Na maioria dos lugares, bastava a palavra do diretor ou de alguém da comunidade para caracterizar o docente como comunista. Em NY, o sindicato resolveu resistir e exigiu processos com direito de defesa. Dois casos impressionam.

Uma professora, de origem judaica, acusada de comunismo, foi descrita por seu diretor como "tendo uma imensa capacidade de ensinar o marxismo-leninismo com bloquinhos de madeira com letras". Ela era alfabetizadora. E começou a receber cartas da comunidade com os dizeres "comunismo é judeu e judeus não são bons americanos" ou "hitler estava certo!". Quando recebeu o veredicto, a professora se suicidou. O comitê investigativo usou o suicídio como prova da culpa e da competência das investigações.

Outro caso, outra professora, desta vez trabalhava no Harlem. A comunidade negra se mobilizou em sua defesa. Testemunhos diziam que nenhum professor tinha o cuidado e a paciência de Bella Dodd para ensinar as crianças negras. O comitê usou isto como prova de que ela era comunista. Entre as "provas" tinha o depoimento de um carteiro informando que via seguidamente Bella nas áreas mais pobres do Harlem "perguntando por e ajudando crianças, inclusive doando roupas no inverno". O carteiro completou dizendo que achava isto "bem comunista".
Nos anos 50 a CIA, em memorandos internos, reclamava que o custo para infiltrar agentes no mundo soviético era muito alto e que todos eles eram descobertos e mortos. Entretanto, o comunismo exercia "uma papel mágico no encantamento dos americanos, sobretudo os mais bem formados". Segundo a CIA "todo professor é um espião soviético em potencial" e "quanto mais estudado mais vulnerável". Professores com doutorado eram quase certamente espiões.
Não é a primeira vez que a burrice e a ignorância torcem os discursos para se fazerem superiores. Nos EUA, consciência social e trabalho pelos mais pobres era prova de "comunismo" e os mais bem formados inclinarem-se pelo comunismo não era prova da correção ou mesmo de viabilidade destas ideias, mas a demonstração da "mágica" comunista e um argumento contra a ciência e os intelectuais.
Todo regime de ignorantes ataca essencialmente professores, universidades, as artes e a história. Atacam irracionalmente e usam a irracionalidade como argumento de defesa contra a ciência e a lógica. Estamos vendo tudo isto de novo.


(Por Fernando Horta, da página de Bernardo Karam)



Imagem: Capa da revista “American Legion”, EUA, novembro 1951, manchete: "As faculdades têm que contratar professores vermelhos?".




Leitura obrigatória 










19 setembro 2021

PAULO FREIRE 100



PAULO FREIRE 
100 anos 


A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. (Paulo Freire)

















 

ARTE E GRAFFITI EM POA

 GRAFFITI 2011






















INSPIRAÇÃO
Imagens inspiração 












































































































































































INSPIRAÇÃO CORES






































































GRAFFITI INTERNACIONAL E 
BRASILEIRO