FAZES DA LUA
Uma fase lunar ou fase da Lua é o formato aparente da porção diretamente iluminada pelo Sol da superfície da Lua, vista da Terra. Como a Lua está em sincronia com a Terra, o mesmo hemisfério lunar está sempre voltado para a Terra, entretanto isto não significa que a Lua não gire ao redor de seu eixo.
Neste gif, vemos à esquerda, a Lua gira ao redor de seu eixo na mesma taxa que orbita a Terra, mantendo a mesma face voltada para o planeta. À direita, se a Lua não girasse, a face mudaria ao longo de uma órbita. Vista de cima; fora de escala. (Fonte: Stigmatella aurantiaca.)
A Lua orbita a Terra em um plano cuja inclinação é de 5,15°, devemos salientar agora que esta inclinação varia ao longo de um período de 18,6 anos. Esta variação faz com que a inclinação da órbita da Lua, com relação ao plano terrestre varie entre 5,15° e -5,15°. Como o eixo de rotação da Terra também está inclinado com relação à sua órbita (23,5°, a inclinação da órbita da Lua com relação ao equador terrestre varia entre 28,65 (23,5°+5,15° e 18,35° (23,5°-5,15°). De fato, até mesmo este ângulo de 5,15° não é fixo e sim uma média, podendo variar entre 4,99° e 5,30°. (Tonel & Marranghello, 2013).
Quando você olha para o céu a noite, você pode notar que a Lua parece mudar de forma a cada noite. Algumas noites, a Lua pode parecer apenas um “C”, um crescente estreito, e se você seguir observando esse “C” vai aumentando de espessura com o passar do tempo. A seguir a Lua pode parecer um semicírculo iluminado, e por fim a Lua parecerá um disco brilhante. A partir daí essa área iluminada começará a diminuir até que você pode não conseguirá ver a Lua. Essas “diferentes formas” da Lua que vemos em diferentes épocas do mês são chamadas de fases da Lua.
Por que isso acontece? O formato, esférico da Lua não muda ao longo do mês. No entanto, nossa visão da Lua muda. A Lua não produz sua própria luz. Existe apenas uma fonte de luz em nosso sistema solar, que é o Sol.
Sem o Sol, nossa Lua seria completamente escura. O que nós conhecemos como “luar” é, na verdade, apenas a luz do sol refletida na superfície da Lua que chega até a Terra em noites enluaradas. A luz do Sol vem de uma direção e sempre ilumina, metade da Lua, o lado da Lua que está voltado para o Sol. O outro lado da Lua é escuro.
Na Terra, nossa visão da parte iluminada da Lua muda a cada noite, dependendo de onde a Lua está em sua órbita, ou seu caminho elíptico, ao redor da Terra. Quando temos uma visão completa do lado completamente iluminado da Lua, essa fase é conhecida como lua cheia.
Como o sol ilumina a Lua e como percebemos, da Terra. essa área iluminada da Lua. O que dá os nomes a essas fases aparentes são suas diferentes áreas iluminadas devido ao seu movimento ao redor do nosso planeta. Quem estivesse na Lua, veria a Terra descrever essas mesmas fases: Terra nova, Terra crescente, Terra cheia e Terra minguante. (Figura modif. de britanica).
Calendário da lunar de 2025(inmet)
(1)
Mas após a noite de cada lua cheia, conforme a Lua orbita ao redor da Terra, começamos a ver menos cada dia menos área iluminada da Lua, pelo Sol. Eventualmente, a Lua atinge um ponto em sua órbita em que não vemos nada da Lua iluminada. Nesse ponto, o lado distante da Lua está voltado para o Sol. Essa fase é chamada de lua nova. Durante a lua nova, o lado voltado para a Terra fica escuro.
(1)
As oito fases da Lua
A órbita da Lua em torno da Terra está inclinada 5° em relação à orbita da Terra em torno do Sol (i=5°). Os dois pontos em que a órbita da Lua cruza a eclíptica são chamados nodos e a linha que os une a linha dos nodos.(UFRGS).
À medida que a Lua se desloca em torno da Terra e ambos giram ao redor do Sol, a cada dia a Lua recebe a luz solar sob um ângulo diferente. Um ciclo completo leva 29,53 dias (29 dias, 12 horas, 44 minutos) e se chama lunação, ou mês lunar, ou revolução sinódica ou ainda período sinódico da Lua.
Lua nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua minguante
Porém, apesar dessa dinâmica de mudanças de aspecto visual diário, na prática, geralmente, sobretudo no português, apenas quatro fases lunares recebem denominações especiais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante.
As outras fases também possuem nome (em inglês), todavia, não são familiares para nós.
As fases da Lua, como são chamadas na língua inglesa. Outra peculiaridade é que no hemisfério Sul a fase crescente vemos a lua no céu como um “C” enquanto que essa mesma fase é vista no hemisfério Norte como um “C” ao contrário, chamada “crescent waxing” (2)
As fases da Lua ocorrem com um período que equivale ao período sinódico da Lua, aproximadamente a 29,530589 dias, ou 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 segundos. No entanto, há uma grande variação no tempo real de uma lunação (o tempo entre duas luas novas sucessivas).
A fase da lua é determinada pela sua posição em relação ao Sol (que ilumina o lado da Lua voltado para ele) e à Terra (de onde a Lua é observada). Os horários do nascer e do pôr da Lua correspondem diretamente à sua fase. Por exemplo, quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados (nessa ordem), o mesmo lado próximo da Lua está voltado tanto para a Terra quanto para o Sol e, portanto, estará completamente iluminado, correspondendo à Lua cheia. Como a Lua cheia nasce na hora do por do Sol (por volta das 18h) estará no zênite à meia-noite, e se porá por volta das 6h da manhã (ao nascer do Sol). Da mesma forma, se o Sol, a Lua e a Terra estiverem alinhados (nessa ordem), o lado iluminado da Lua estará voltado para o Sol, enquanto o outro lado estará voltado para a Terra, correspondendo à Lua nova. Como a Lua nova nasce junto com o Sol por volta das 06h, a Lua passará pelo meridiano, i.e. estará no zênite ao meio-dia, e se porá junto com o Sol, por volta das 18h.(2)
A sequência de nomes das fases da lua (começando na lua nova), conforme ilustrado acima, é:
1) New Moon: Lua nova,
2) Crescent waxing: Lua crescente crescente,
3) Half-moon waxing: meia-lua crescente,
4) Gibbous waxing: gibosa crescente,
5) Fool Moon:lua cheia,
6) Gibbous waning: gibosa minguante,
7) Half-moon waning: meia-lua minguante e
8) Crescent waing: crescente minguante.
1) New moon: The moon is barely visible because it's on the same side of the Earth as the sun.
1) Lua nova: A lua é quase invisível porque está no mesmo lado da Terra que o sol.
2) Crescent waxing: A thin, curved sliver of the moon that gets larger as the moon orbits.
2) Crescente crescente: Uma fatia fina e curva da lua que fica maior conforme a lua orbita.
3) Hafl-mon or First quarter: Half of the moon is illuminated, appearing as a half-circle.
3) Meia Lua ou Primeiro quarto: Metade da lua é iluminada, aparecendo como um semicírculo.
4) Gibbous waxing: More than half of the moon is illuminated and getting larger.
4) Crescente gibosa: Mais da metade da lua é iluminada e fica maior.
5) Full moon: The entire moon is illuminated, appearing as a perfect circle (disc).
5) Lua cheia: A lua inteira é iluminada, aparecendo como um círculo perfeito (disco).
6) Gibbous waning: More than half of the moon is illuminated but getting smaller.
6) Crescente minguante: Mais da metade da lua é iluminada, mas fica menor.
7) Half-moon waning (second quarter): half of the moon is illuminated and getting smaller.
7) Meia Lua minguante (segundo quarto): metade da lua é iluminada e está diminuindo.
8) Crescent waning: The area illuminated on the surface of the Moon during this phase is in the shape of a crescent and the amount of sunlight reflecting off of the Moon is decreasing. The term waning means decreasing, which is why this Moon phase is called Waning Crescent.
8) Lua Crescente minguante: Lua crescente minguante: A área iluminada na superfície da Lua durante esta fase tem o formato de um crescente e a quantidade de luz solar refletida na Lua está diminuindo. O termo (waning) minguante significa decrescente, e é por isso que esta fase da Lua é chamada de Lua Minguante (waning crescent).(2)
É bom lembrar que a mesma fase da Lua ocorre para todo o planeta porém, a Lua quando vista por um observador do hemisfério norte da Terra terá um aspecto invertido em relação ao visto por um observador no hemisfério sul.
Na fase de Lua Cheia vemos o disco lunar 100% iluminado. Quando é Lua Nova não há luz solar refletida (0% iluminado). Nos demais dias do mês a Lua não é Cheia e nem Nova. Ela pode estar na fase Crescente ou Minguante. Somente quando a luz solar iluminá-la pela metade ocorrerá então o “Quarto-Crescente” ou o “Quarto-Minguante”. No caso do “Quartos” Crescente ou Minguante, vemos a metade do lado visível da Lua iluminado. Isso significa que 1/4 da superfície total da Lua está iluminada, daí veio o termo.
Quando a fase é Lua Nova a face voltada para nós está no escuro, mas o lado oposto ou oculto da Lua está 100% iluminado, ou seja é dia.
Durante os Quartos Crescente e Minguante, metade da Lua está de dia e a outra metade está de noite. O mesmo ocorre na metade oculta.
Entre duas fases iguais (entre duas Luas Cheias, por exemplo) existe a diferença de 29,53 dias. Com isso, durante 1 ano, temos uma mesma fase ocorrendo de 12 a 13 vezes.
Linha das modos e inclinação da órbita da lua. (UFRGS).
À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias.
Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade. Acredita-se que o grego Anaxágoras (aprox. 430 a.C.), já conhecia sua causa, e Aristóteles (384 - 322 a.C.) registrou a explicação correta do fenômeno: as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, e sim um corpo iluminado pela luz do Sol.(UFRGS).
Lua nova
New moon

Durante a fase da Lua nova, o satélite parece se tornar invisível no céu, pois está muito próxima do Sol.
A fase nova da Lua é aquela em que o satélite não está visível no céu. Isso acontece porque a face iluminada da Lua está voltada para o Sol, e não para o planeta Terra. Por essa razão, ela se torna praticamente invisível para os observadores que estão na superfície terrestre. Como a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol, é na fase da Lua nova que são registrados eclipses solares. Nesta fase Lua nasce por volta das 06 h da manhã e se põe por volta das 18 h da tarde, quase instantaneamente se tornando uma Lua Crescente. A razão pela qual essa fase é chamada de Lua Nova é que ela é a primeira fase do ciclo lunar e marca um “novo” ciclo de fases. O alinhamento da Terra, Lua e Sol deixa o lado da Lua voltado para a Terra em escuridão total para nossa visão, uma vez que a Lua não produz sua própria luz.
Lua crescente
Crescent waxing

Apenas uma faixa da Lua é visível durante a fase crescente.
A fase crescente da Lua é uma transição entre a sua fase nova e a fase do quarto crescente. Apenas uma pequena parte do satélite se torna visível aos observadores na Terra, que aparece para nós como uma faixa côncava iluminada. Essa faixa iluminada aumenta com o passar do tempo em decorrência do movimento de revolução da Lua ao redor do planeta Terra. Esta fase da Lua ocorre uma vez por mês, nascendo por volta das 9h e se pondo por volta das 21h, permanecendo por aproximadamente 7,38 dias antes de entrar na fase do Primeiro Quarto. Esta fase é chamada de Quarto crescente porque a área iluminada na superfície da Lua faz o formato de um crescente, e o termo crescente significa aumentar. Esta fase é um passo no ciclo longe da fase do Primeiro Quarto, então o ângulo da Terra, Lua e Sol é quase perpendicular. Isso significa que as atrações gravitacionais do Sol e da Lua nas marés se cancelam, diminuindo a quantidade de atração das marés. As marés da Terra neste ponto estão diminuindo, quase na maré de quadratura.
Quarto crescente
Half-moon waxing

Metade da face iluminada da Lua está visível para os observadores na Terra.
Metade da face da Lua que está voltada para o planeta Terra se torna visível durante a fase do quarto crescente. A lua quarto crescente nasce por volta do meio-dia, passa pelo meridiano as 18h, quando o Sol está no ocaso e se põe por volta da meia-noite. A lua na fase quarto crescente: esta é uma fase intermediária em que metade da lua visível da Terra está iluminada pelo Sol. Nesta fase a lua forma um ângulo de 90° com o planeta Terra. Nesta fase a lua tem o formato de um semicírculo.
A lua quarto crescente ocorreu em 06 de março de 2025, nesse dia a Lua nasceu às 13h31. A razão pela qual essa fase é chamada de Quarto Crescente é que a Lua completou 1/4 de sua órbita ao redor da Terra. Essa fase da Lua também é conhecida como Meia Lua porque apenas metade da Lua é visível. Como a Terra, a Lua e o Sol estão em um ângulo reto em vez de uma linha reta, a Lua e o Sol puxam em direções diferentes, a fase do Primeiro Quarto tem o menor efeito nas marés do oceano. Essa ausência de protuberância (bulge) de maré é conhecida como maré morta. Devido à sua posição, 90° em relação a Terra, a sua visibilidade é boa durante as noites de céu limpo.
Crescente gibosa
Gibbous waxing

A fase crescente gibosa ocorre quando a face iluminada da Lua começa a aumentar gradativamente depois da fase quarto crescente.
Somente uma estreita faixa da Lua não é visível na sua fase crescente gibosa, que é a intermediária entre o quarto crescente e a Lua cheia. A lua crescente gibosa é uma fase intermediária do ciclo lunar, em que mais da metade da lua está iluminada, mas ainda não está completamente cheia. Nessa fase, a lua nasce pouco mais tarde, por volta das 15h, passa pelo meridiano as 21h e se põe as 3h da madrugada.
A lua crescente gibosa é também chamada de "Lua Corcunda" ou "Lua Convexa".
A lua crescente é uma fase de ação e desenvolvimento, onde o foco e a dedicação podem trazer grandes progressos
Lua cheia
Fool moon

Em sua fase cheia, toda a face iluminada da Lua é visível da Terra.
A Lua cheia é a fase em que toda a face iluminada do satélite está voltada para a Terra. Nessa fase a lua nasce as 18h, quando o Sol está no ocaso, cruza o meridiano à meia noite, e se põe as 06h na hora em que o Sol está nascendo.
Por isso conseguimos ver por completo a metade da Lua que recebe luz solar, aparecendo como um enorme disco brilhante no céu. Na fase da cheia do seu satélite o planeta Terra está posicionado entre a Lua e o Sol, formando uma linha reta: Sol-Terra-Lua, por este motivo é que durante esta fase que ocorrem os eclipses lunares. Nos eclipses lunares, a lua atravessa o cone de sombra lançado pela Terra.
Minguante gibosa
Gibbous waning

Quase toda a Lua está visível na fase minguante gibosa.
É a fase intermediária entre a Lua cheia e o quarto minguante. O satélite continua o seu movimento de revolução em torno da Terra, e mais uma vez o lado iluminado visível a partir da superfície terrestre diminui. Nesse caso, uma estreita faixa da Lua fica escura, sendo ela a faixa do lado oposto àquela que estava invisível na fase da crescente gibosa. A fase de Minguante Gibosa é a sexta fase do ciclo lunar. Esta fase da Lua ocorre uma vez por mês. Nesta fase a Lua nasce por volta das 21h e se põe por volta das 09h da manhã, permanecendo por aproximadamente 7,38 dias antes de entrar na fase do Terceiro Quarto. O termo “waning”, minguante significa decrescente, e o termo giboso significa “corcunda”. Portanto, esta fase é chamada de Minguante Gibosa porque a área da superfície da Lua que vemos está diminuindo e o formato da parte iluminada da Lua parece uma corcunda. Esta fase é um passo no ciclo longe do Terceiro Quarto, então o ângulo da Terra, Lua e Sol é quase perpendicular. Isso significa que as atrações gravitacionais do Sol e da Lua nas marés se cancelam, diminuindo a quantidade de atração das marés. As marés da Terra neste ponto estão diminuindo, quase na maré de quadratura.
Quarto minguante
Half-moon waning

Metade da Lua fica visível no céu durante a fase chamada quarto minguante.
Na fase do quarto minguante, metade da face iluminada da Lua é visível a partir da superfície terrestre. Entretanto, o lado visível é oposto àquele que aparece na fase do quarto crescente, já que o satélite está em processo de retorno para próximo do Sol.
O Terceiro Quarto, ou Meia Lua, é a sétima fase no ciclo de fases. Esta fase da Lua ocorre uma vez por mês, e nela a Lua nasce por volta das 12h e se põe por volta das meia-noite (00h ou 24h), quase instantaneamente se tornando uma Lua Minguante. A razão pela qual esta fase é chamada de Terceiro Quarto é que a Lua completou 3/4 de sua órbita ao redor da Terra. Esta fase da Lua também é conhecida como Meia Lua porque apenas metade da Lua é visível. Como a Terra, a Lua e o Sol estão em um ângulo reto em vez de uma linha reta, e a Lua e o Sol puxam em direções diferentes, a fase do Terceiro Quarto tem o menor efeito nas marés do oceano. Esta ausência de protuberância de maré é conhecida como maré morta.
Lua minguante
Crescent waning

O lado iluminado da Lua começa a se tornar visível na sua fase minguante.
A fase minguante da Lua é aquela que antecede a Luanova. Por essa razão, apenas uma estreita faixa convexa do satélite fica visível para os observadores. Nesse caso, trata-se da faixa oposta àquela que conseguimos enxergar na fase crescente. A fase de Quarto Minguante é a oitava e última fase do ciclo lunar. Esta fase da Lua ocorre uma vez por mês, nascendo por volta das 03 h da manhã e se pondo por volta das 15 h da tarde, permanecendo por aproximadamente 7,38 dias antes de entrar na fase da Lua Nova. A área iluminada na superfície da Lua durante esta fase tem o formato de um crescente e a quantidade de luz solar refletida na Lua está diminuindo. O termo minguante significa decrescente invertido, e é por isso que esta fase da Lua é chamada de Quarto Minguante. Esta fase é um passo no ciclo longe da fase da Lua Nova, onde a Terra, a Lua e o Sol estão em uma linha reta. À medida que esta fase se aproxima, a atração gravitacional do Sol e da Lua se somam fazendo com que o tamanho da protuberância das marés da Terra aumente. Isso significa que elas estão prestes a atingir seu máximo na maré de sizígia.
A maré de sizígia, também conhecida como maré viva, é um fenômeno que ocorre quando as forças gravitacionais do Sol e da Lua se combinam, causando marés altas muito altas e marés baixas, muito baixas. As marés dê sizígia ocorrem quando o Sol a Lua e Terra estão alinhados numa linha resta, que acontece durante as fases da lua nova e cheia. Ocorrem a cada duas semanas. A maré de sizígia se manifesta com as marés altas sendo mais altas e as marés baixas sendo muito baixas. O mar avança e recua mais em relação à faixa de areia. Esse fenômeno acontece pois a força gravitacional da Lua e do Sol se combinam, já que a Terra está quase alinhada ou alinhada com o Sol e a Lua, numa linha reta. As forças de maré são mais intensas, cerca de três vezes mais do que nas fases Crescente e Minguante.
Outros tipos de marés: marés de quadratura, também conhecidas como marés mortas, ocorrem quando a Lua e o Sol formam um ângulo reto, em relação à Terra.
As marés mortas ocorrem nas fases da lua crescente e minguante.
Resumo
Lua Nova: Não conseguimos ver a Lua quando ela está na fase de lua nova.
Crescente: No Hemisfério sul, vemos a fase crescente como um fino crescente de luz no lado esquerdo (formando um C).
Quarto Crescente: Vemos a fase de quarto crescente como uma meia-lua.
Crescente Gibosa : A fase crescente gibosa ocorre entre a meia-lua e a lua cheia. "Crescente" significa que está ficando maior.
Lua Cheia: Podemos ver a Lua completamente iluminada durante as luas cheias. Nessa fase ocorrem os eclipses lunares, quando a lua atravessa a sombra da projetada da terra.
Minguante Gibosa: A fase minguante gibosa ocorre entre a lua cheia e a meia-lua. "Minguante" significa que está ficando menor.
Quarto Minguante: Vemos a fase de quarto minguante também como uma meia-lua, mas é a metade oposta à iluminada no quarto crescente.
Minguante: No Hemisfério Sul, vemos a fase minguante como um fino crescente de luz no lado direito.
A Lua exibe essas oito fases uma após a outra enquanto avança em seu ciclo a cada mês. Ela leva cerca de 27,3 dias para orbitar a Terra. No entanto, devido à forma como a luz do sol atinge a Lua, leva cerca de 29,5 dias para passar de uma lua nova para a próxima lua nova.
Lua crescente gibosa: mais da metade iluminada, menos que cheia.
Você verá uma lua crescente gibosa entre o quarto crescente e a Lua cheia. A palavra gibosa vem de uma raiz que significa corcunda.
Existem quatro fases lunares principais (primárias ou principais):
a Lua nova, Lua crescente o primeiro quarto, a lua cheia e a Lua minguante ou último quarto, quando a longitude eclíptica da Lua está em um ângulo em relação ao Sol (visto do centro da Terra) de 0°, 90°, 180° e 270°, respectivamente.
Cada uma dessas fases aparece em momentos ligeiramente diferentes em diferentes locais da Terra, e os horários tabulados são, portanto, sempre geocêntricos (calculados para o centro da Terra).
Entre as fases principais estão as fases intermediárias, durante as quais a forma aparente da Lua iluminada é crescente ou gibosa. Em média, as fases intermediárias duram um quarto de um mês sinódico, ou 7,38 dias.
O termo crescente é usado para uma fase intermediária quando a forma aparente da Lua está engrossando ou aumentando, de lua nova para lua cheia; e minguante quando a forma está afinando ou diminuindo.
A duração da Lua cheia à Lua nova (ou da Lua nova à Lua cheia) varia de aproximadamente 13 dias e 22+1⁄2 horas a cerca de 15 dias e 14+1⁄2 horas.
Devido ao movimento lunar em relação ao meridiano e à eclíptica, no hemisfério norte da Terra:
Uma Lua nova aparece mais alta no solstício de verão e mais baixa no solstício de inverno.
Uma Lua no primeiro quarto aparece mais alta no equinócio de primavera e mais baixa no equinócio de outono.
Uma Lua cheia aparece mais alta no solstício de inverno e mais baixa no solstício de verão.
Uma Lua no último quarto aparece mais alta no equinócio de outono e mais baixa no equinócio de primavera.
***
Neste gif, vemos à esquerda, a Lua gira ao redor de seu eixo na mesma taxa que orbita a Terra, mantendo a mesma face voltada para o planeta. À direita, se a Lua não girasse, a face mudaria ao longo de uma órbita. Vista de cima; fora de escala. Fonte: Stigmatella aurantiaca.
A sincronia (tidal locked) entre um par de corpos astronômicos que orbitam um ao outro ocorre quando um dos objetos atinge um estado em que não há mais nenhuma mudança líquida em sua taxa de rotação ao longo de uma órbita completa. No caso em que um corpo bloqueado por maré possui rotação síncrona, o objeto leva o mesmo tempo para girar em torno de seu próprio eixo quanto leva para orbitar seu parceiro. Por exemplo, o mesmo lado da Lua está sempre voltado para a Terra, embora haja alguma variabilidade porque a órbita da Lua não é perfeitamente circular. Geralmente, apenas o satélite está bloqueado por maré ao corpo maior. No entanto, se tanto a diferença de massa entre os dois corpos quanto a distância entre eles forem relativamente pequenas, cada um pode estar bloqueado por maré em relação ao outro; esse é o caso de Plutão e Caronte, e de Éris e Disnomia. Nomes alternativos para o processo de bloqueio de maré são bloqueio gravitacional, rotação capturada e bloqueio spin-órbita.
O efeito surge entre dois corpos quando sua interação gravitacional desacelera a rotação de um corpo até que ele se torne sincronizado. Ao longo de muitos milhões de anos, a interação força mudanças em suas órbitas e taxas de rotação como resultado da troca de energia e da dissipação de calor. Quando um dos corpos atinge um estado em que não há mais nenhuma mudança líquida em sua taxa de rotação ao longo de uma órbita completa, diz-se que ele está bloqueado por maré. O objeto tende a permanecer nesse estado porque sair dele exigiria adicionar energia de volta ao sistema. A órbita do objeto pode migrar ao longo do tempo de forma a desfazer o bloqueio de maré, por exemplo, se um planeta gigante perturbar o objeto.
No uso comum, as quatro fases principais são a lua nova, o primeiro quarto, a lua cheia e o último quarto; as quatro fases menores são crescente crescente, gibosa crescente, gibosa minguante e crescente minguante. Um mês lunar é o tempo entre recorrências sucessivas da mesma fase: devido à excentricidade da órbita da Lua, essa duração não é perfeitamente constante, mas tem uma média de cerca de 29,5 dias.
A aparência da Lua (sua fase) muda gradualmente ao longo de um mês lunar, à medida que as posições orbitais relativas da Lua ao redor da Terra e da Terra ao redor do Sol mudam. O lado visível da Lua é iluminado pelo sol em extensões variadas, dependendo da posição da Lua em sua órbita, com a porção iluminada pelo sol variando de 0% (na lua nova) a quase 100% (na lua cheia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário