sexta-feira, 5 de setembro de 2014

IMAGENS DO ECO DE UM ETHOS HUMANO

ECOS DA AMIZADE 

Na história da humanidade um dos comportamentos mais caro ao homem é a amizade. 
Muito se escreveu sobre a amizade no passado ao contrário dos tempos atuais onde o egoismo, o individualismo, o egocentrismo e até o nihilismo são as molas motoras das ações do homem no mundo. Um grande amigo meu no passado e hoje por motivos diversos distante, disse-me que não ve razão para qualquer tipo de ajuda a outro ser humano... Isso exclui praticamente a amizade sentimento basilar da experiência humana no mundo. Sinto-me triste por não mais compatilhar com esse meu outrora amigo do peito que decidiu seguir um caminho do neo-liberalismo elitista e pseudo-burguês... Hoje tenho poucos amigos e isso credito a uma característica desse tempo atual no qual vivemos... muita velocidade e eficácia e pouco pensamento no outro.
Eu, de minha parte, não consigo ser feliz sabendo que existem milhares de outros semelhantes meus abaixo da linha da pobreza, eu não consigo construir uma vida plena sabendo que uma determinada escolha ideológica (capitalismo neoliberal) esta mantendo uma parte do mundo no limbo da existencia. Faço o que posso... É pouco? SIM, todavia é o que está ao meu alcance nesse momento de minha vida. 
É uma grande tristeza constatar que uma boa parte dos jovens de agora, aqueles que herdarão o mundo do futuro, estão perdidos, pois esqueceram da amizade e dos conceitos humanistas. Eu, portanto advogo uma educação na qual a competição desenfreada seja se não totalmente substituida pelo menos dê espiaço para a cooperação entre os seres humanos. Os alunos devem olhar com benevolência o outro um olhar que se coloca no lugar do outro, para melhor entendê-lo, um olhar amigável. 
As fotos a seguir ilustram aquela imagem que aprendi sobre a amizade tão cantada e reafirmada pelos antigos, filósofos e sábios e que ainda eu experimentei em minha juventude. 
Ali como outrora havia algo que duas mentes estavam investigando, e só se esta próximo de quem se ama. A amizade certamente envolve o amor ao outro como ele é, para a construção de um "mundo" novo entre dois seres humanos. 
  








Nenhum comentário: