segunda-feira, 11 de outubro de 2010

LIVRO DE CABECEIRA

HERÁCLITO

Diz-se (numa palavra) que Heráclito assim teria respondido aos estranhos vindos na intenção de observá-lo. Ao chegarem, viram-no aquecendo junto ao formo. Ali permaneceram, de pé, (impressionados, sobretudo porque) ele os (ainda hesitantes) encorajou a entrar, pronunciando as seguintes palavras: 'mesmo aqui os deuses também estão presentes"'.(HEIDEGGER, 2002, p.22)

... Sua palavra lança outra luz sobre seu abrigo e ocupação. A “estória” não chega a contar se os visitantes compreenderam ou não as palavras, nem se perceberam tudo sobre essa outra luz. O fato, porém, de se ter contado e transmitido ate hoje a “estória” significa que ela surge da atmosfera própria do pensamento desse pensador, e por isso a designa. καί ένταύθα – mesmo aqui junto ao forno, mesmo neste lugar cotidiano e comum onde cada coisa e situação, cada ato e pensamento se oferecem de maneira confiante, familiar e ordinária, “mesmo aqui”, nesta dimensão do ordinário, είναι θεούς, os deuses também estão presentes. (p.23)

...“mesmo aqui” – e justamente aqui, na inaparência do ordinário, vigora o extraoridinário do aparecimento. Isso quer dizer: aqui onde eu, o pensador, me abrigo, o inaparente se encontra na intimidade do aparecimento e do brilho mais extremos. (p. 25)

Heidegger, Martin (2002) Heráclito. A origem do pensamento ocidental: Lógica. A doutrina heraclítica do lógos. Ed. Relume Dumará. Rio de Janeiro. RJ

Nenhum comentário: