domingo, 30 de agosto de 2009

ICONOCLASTA DEFINITION

ICONOCLASTA

(do grego: εικών, eikón = imagen; Latin: icone, e κλαστειν = klastein = quebrar ( iconoclasmo: ação de quebrar). Diz-se de quem destrói imagens ou ídolos e, por extensão obras de arte.
Diz-se de pessoa que não respeita as tradições, a quem nada parece digno de culto ou reverência. O termo ICONOCLASTA é aplicado a qualquer pessoa que quebra dogmas ou convenções estabelecidas ou que as desdenha (diz-se daquele que ataca crenças estabelecidas ou instituições veneradas ou que é contra qualquer tradição). Novo Aurélio. Dicionário da língua Portuguesa.
Iconoclastia. É a doutrina que se opõe ao culto de ícones religiosos, símbolos ou monumentos, geralmente por motivos políticos ou religiosos. Partidário da luta conta as imagens sagradas desencadeada no século VIII por Leão Isáurico (Leão III- 675-741 A.D).
A iconoclastia é geralmente motivada pela interpretação literal dos dez mandamentos, que proíbem aos fiéis adorar imagens de qualquer ser natural ou fenômeno ou obra feita pelo homem. As pessoas envolvidas em tais práticas (de proibição e destruição de imagens) são conhecidas como iconoclastas.
Iconista. Autor de ícones.
Iconofilia. Arte de colecionar imagens, principalmente estampas.
Iconófilo: que ou aquele que é dado à iconofilia, i.e., que gosta muito da pintura, que é amigo dessa arte.

Nenhum comentário: